terça-feira, 15 de setembro de 2015

A vida de São José: Maior que São João Batista

sao joao batista
Nenhum santo teve dos lábios de Jesus maior elogio que João Batista. Dentre os nascidos da mulher, disse o Salvador, nenhum apareceu maior que João Batista (1)
Argumentam contra a primazia de S. José servindo-se deste texto sagrado. O elogio do Precursor feito por Jesus Cristo, diz o ilustrado Pe. Cantera, é de um valor relativo e não absoluto.
Nosso Senhor exalta João Batista sobre os profetas do Antigo Testamento, mas não sobre todos os santos. E queria também se referir às maravilhas e prerrogativas com que Deus o honrou desde o nascimento. Esta e a segura opinião do grande teólogo Josefino, o Cardeal Lepicier no seu admirável Tractatus de S. Joseph.
O texto de S. Mateus comparado ao de S. Lucas esclarece perfeitamente esta questão: “Entre os nascidos de mulher não há maior profeta que João Batista.(2)
O Evangelista aqui fala em profeta e diz expressamente que entre os nascidos de mulher não há maior profeta que João Batista. Excedeu a todos no dom da profecia, mas não diz que a todos tivesse excedido na graça e na santidade. Esta é a interpretação de Santo Hilário, S. João Crisóstomo, Santo Agostinho(3) e outros santos padres, como demonstra o estudo admirável do Pe. Cantera na sua obra: San José en el plano divino.

Suarez é de opinião também que S. José excedeu em graça e em glória aos Apóstolos e a S. João Batista porque a sua missão foi maior e mais sublime que a deles.(4) E eis agora a razão porque na Liturgia a Igreja invoca nas Ladainhas a S. João Batista antes de S. José. A ordem dos santos nas Ladainhas não obedeceu à ordem de prioridade na santidade, isto é, na ordem da graça e da glória. Em geral, este argumento não tem valor decisivo, porque nas orações litúrgicas nem sempre a precedência dos nomes dos santos indica a precedência na ordem da graça e da glória.
Eis porque também a Santa Sé não permitiu se inserisse o nome de S. José no Confiteor e se desse precedência ao nome de José ao de João nas Ladainhas.
(1) Mat. XI, II.
(2) Lucas, VII, 28.
(3) A. Lapide. In cap. I, Math., v. 16. Cartagena, lib. IV, De Despons. B. M. V.1
(4) In III. Qu. XXIX. Disp. 8
Retirado do Livro: São José – Pe. Ascânio Brandão..

SOBRE COMENTÁRIOS NO BLOG E IMPRIMIR , MANDAR POR IMAIL OU SALVAR ESTE ARTIGO EM PDF

PARA IMPRIMIR , MANDAR POR IMAIL OU SALVAR ESTE ARTIGO EM PDF CLIQUE AQUI->Print Friendly and PDF NÃO PERMITIMOS COMENTÁRIOS DIRETAMENTE EM NOSSAS POSTAGENS. PARA COMENTAR ALGUM ARTIGO, SANAR DÚVIDAS, OBTER INFORMAÇOES SOBRE NOSSAS AULAS E ATIVIDADES, OU MESMO PARE ENTRARMOS EM DEBATE, ENVIE SUA CARTA.

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Doce Coração de Jesus, sede nosso amor! - Doce Coração de Maria, sede nossa salvação!

PROCURANDO LIVROS? LIVRARIAS CATÓLICAS

Livraria Instituto Plínio Corrêa de Oliveira

 Livraria Instituto Plinio Corrêa de Oliveira


SANTA CRUZ ARTIGOS CATÓLICOS




*Comprando através da Livraria Santa Cruz, você estará ajudando o Mosteiro de Santa Cruz, cujo prior é Dom Tomas de Aquino.
LOJINHA DO CONVENTO DE CAMPO GRANDE-MS.
Comprando na lojinha , ajudará as escravas de Maria de C

RITO TRIDENTINO

Beleza Litúrgica anti-igualitária e não-protestantizada. O Rito Tridentino vem de uma tradição de Santos, tem forma final com São Pio V, e vem formando santos até hoje.

RITO BIZANTINO

Mérito igual ao Rito Latino, com influência oriental.
"A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida (...) Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu" Jo 6


"O cálice de bênção que nós bendizemos, não é a comunhão do sangue de Cristo ? E o pão, que partimos, não é a participação do corpo do Senhor?" 1 Cor 10

TERÇO BIZANTINO

TERÇO BIZANTINO
CLIQUE NA IMAGEM, APRENDA E REZE

BANDEIRA DO VATICANO- ROMA ETERNA

BANDEIRA DO VATICANO- ROMA ETERNA
NOSSA PÁTRIA