Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
Em 1717 três pescadores, após frustrada tentativa de apanhar peixes no rio Paraíba do Sul perto de Guaratinguetá (SP), para um jantar para o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal – Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, que iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto, MG -, colheram em suas redes o corpo de uma estátua de Maria SS. e, depois, a cabeça da mesma. A este fato se seguiu farta pescaria, que surpreendeu os três homens. Tendo limpado e recomposto a imagem, expuseram-na à veneração dos fiéis em casas de família. Dezessete anos depois, foi construída a primeira capela. Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI sendo coroada, e 50 anos depois foi decreto oficialmente que dia 12 de outubro seria feriado oficial.
Pela Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, o então Presidente da República, General João Figueiredo, sanciona que:
“É declarado feriado nacional o dia 12 de outubro, para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”.
Conforme se lê da Lei, Nossa Senhora Aparecida é Padroeira de todo brasileiro, não apenas dos católicos.
Fonte: farfalline.blogspot.com.br