terça-feira, 22 de setembro de 2015

A vida de São José: Era velho São José?


Icone do Encontro Mundial das Familias 2012
Quando se uniu à Virgem Santíssima em matrimônio, que idade tinha São José?
Há três opiniões diversas. Vamos expô-las ligeiramente.
Uns como Gerson, afirmam que era jovem como Maria, para que melhor a pudesse auxiliar e servir como esposo. Antigos Breviários aplicam a Maria e José aquela passagem de Isaias: Habitará o jovem com a Virgem e o esposo se alegrará com sua esposa(1), São Jerônimo e Santo Epifânio opinam pela idade avançada do Santo Patriarca.Santo Epifânio chega a dizer que José se casou aos oitenta anos de idade.
A grande maioria dos teólogos porém com Suarez, Vasquez, Barônio e muitos outros afirmam com fundamento, e é, realmente, a opinião mais segura, que não era jovem nem velho, mas de idade viril entre os trinta e quarenta anos.
A Madre Agreda, autora da obra tão discutida “Mística Cidade de Deus”, diz que tinha São José, ao desposar Maria, a idade de 33 anos. Não tem fundamento a opinião da velhice do Santo Patriarca no matrimônio. Apresentar a São José como erroneamente o fazem alguns artistas, como velho, alquebrado, decrépito, é um absurdo!
Em primeiro lugar é contra o fim do matrimônio do Santo Esposo da Virgem, que era velar a honra de Maria e a legitimidade de Jesus e ocultar aos olhos dos homens o mistério da Encarnação. Ora, como se poderia dar isto, se São José fosse velho octogenário e Maria uma donzela de 16 anos? E depois, como São José poderia ajudar e proteger a Maria e Jesus nas longas viagens, nas lutas e trabalhos para sustentar a Sagrada Família, durante trinta anos, tendo se casado já velho e até octogenário? E finalmente num matrimônio tão perfeito como deveria ser o de José e Maria, não deveria existir uma proporção perfeita na idade como na virtude?
O Evangelho nos indica a idade viril de São José, pois o chama vir, isto é, varão. Esta palavra indica homem robusto, forte, nem velho nem moço, homem adulto e viril. As palavras de Isaias: habitará o homem com a Virgem, têm um sentido místico, não podem servir de argumento em favor da juventude de São José.
No IV século as imagens do Santo Patriarca, o representam sem barba, adulto, forte, viril. Gerson diz ter visto várias pinturas nas Igrejas da Alemanha que assim representavam a São José. Donde se pode concluir com toda segurança, com os melhores autores, arqueólogos e estudiosos da questão, que não era São José velho ao esposar a Virgem. Nem tão jovem como sua esposa, mas um varão adulto: vir.
Uma falsa e mal esclarecida piedade fez com que artistas, sobretudo medievais, representassem a São José velho para melhor realçar a pureza de Maria. A Virgem Imaculada e seu Santo Esposo não receberam de Deus o dom da mais alta santidade e de uma pureza maior que a dos Anjos para merecerem a honra de tratarem na intimidade o Deus de toda pureza? Por que, pois, havia necessidade da velhice de São José para guardar a virgindade de Maria? Tal opinião sobre ser absurda é injuriosa.
(1) Is. LXII, 5
Retirado do Livro: São José – Pe. Ascânio Brandão.

SOBRE COMENTÁRIOS NO BLOG E IMPRIMIR , MANDAR POR IMAIL OU SALVAR ESTE ARTIGO EM PDF

PARA IMPRIMIR , MANDAR POR IMAIL OU SALVAR ESTE ARTIGO EM PDF CLIQUE AQUI->Print Friendly and PDF NÃO PERMITIMOS COMENTÁRIOS DIRETAMENTE EM NOSSAS POSTAGENS. PARA COMENTAR ALGUM ARTIGO, SANAR DÚVIDAS, OBTER INFORMAÇOES SOBRE NOSSAS AULAS E ATIVIDADES, OU MESMO PARE ENTRARMOS EM DEBATE, ENVIE SUA CARTA.

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Doce Coração de Jesus, sede nosso amor! - Doce Coração de Maria, sede nossa salvação!

PROCURANDO LIVROS? LIVRARIAS CATÓLICAS

Livraria Instituto Plínio Corrêa de Oliveira

 Livraria Instituto Plinio Corrêa de Oliveira


SANTA CRUZ ARTIGOS CATÓLICOS




*Comprando através da Livraria Santa Cruz, você estará ajudando o Mosteiro de Santa Cruz, cujo prior é Dom Tomas de Aquino.
LOJINHA DO CONVENTO DE CAMPO GRANDE-MS.
Comprando na lojinha , ajudará as escravas de Maria de C

RITO TRIDENTINO

Beleza Litúrgica anti-igualitária e não-protestantizada. O Rito Tridentino vem de uma tradição de Santos, tem forma final com São Pio V, e vem formando santos até hoje.

RITO BIZANTINO

Mérito igual ao Rito Latino, com influência oriental.
"A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida (...) Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu" Jo 6


"O cálice de bênção que nós bendizemos, não é a comunhão do sangue de Cristo ? E o pão, que partimos, não é a participação do corpo do Senhor?" 1 Cor 10

TERÇO BIZANTINO

TERÇO BIZANTINO
CLIQUE NA IMAGEM, APRENDA E REZE

BANDEIRA DO VATICANO- ROMA ETERNA

BANDEIRA DO VATICANO- ROMA ETERNA
NOSSA PÁTRIA