sábado, 16 de abril de 2016

O Cordão de São José


joecordORIGEM, FINALIDADE, MODO DE USAR E BENEFÍCIOS

Por Giulia d’Amore.
A devoção ao Cordão de São José teve a sua origem na cidade de Anvers, na Bélgica, em 1659, em consequência de uma cura milagrosa feita pelo uso deste precioso cinto. Nessa época vivia lá uma freira agostiniana de grande piedade, chamada Irmã Elizabeth, que vinha sofrendo há três anos com lancinantes dores ocasionadas por uma enfermidade cruel (mal das pedras – cálculo renal). Ela chegou a tal estágio que os médicos, não vendo nenhuma possibilidade de reverter o quadro, declararam sua morte como inevitável e iminente. Irmã Elizabeth se voltou para o Céu e tendo sempre sido particularmente dedicada a São José, ela pediu-lhe sua intercessão junto a Nosso Senhor por sua recuperação. Ela tinha um cordão abençoado por um Sacerdote em honra do santo e cingiu-se com ele. Alguns dias depois (10 de junho de 1659), quando rezava diante da imagem de São José, ela sentiu-se subitamente livre da dor. Aqueles que estavam familiarizados com a doença declararam sua recuperação milagrosa. Um ato de autenticidade foi elaborado por um notário público, e o médico, que era um protestante, concordou. O milagre foi registrado e publicado em Verona, na Igreja de São Nicolau, por ocasião dos piedosos exercícios do mês de São Paulo, e Roma, entre 1810-42. Durante o mês de março de 1842, a devoção ao Cordão veio a se tornar conhecida, causando grande repercussão e muitas pessoas enfermas cingiram-se com o cordão bento e experimentaram o valioso auxílio do Glorioso Patriarca, o Santíssimo José.

 O uso do Cordão de São José foi crescendo cada vez mais e, hoje, ele é procurado não só para alívio das enfermidades corporais, mas, também, e com igual sucesso, para os perigos da alma. Devemos, também, salientar que, o Cordão de São José é utilizado como uma arma poderosa, contra o demônio da impureza.

Em 14 de janeiro de 1859, o Bispo de Verona peticionou junto à Sagrada Congregação dos Ritos, a qual, em 19 de setembro seguinte, aprovou a fórmula da Bênção do Cordão de São José. Devido à sua comprovada eficácia contra os males corporais, espirituais e morais, a Santa Sé autorizou a Devoção do Cordão de São José, permitindo que fosse usado privada e solenemente. Permitiu, também, a Santa Sé a fundação (1865) da Confraria e Arquiconfraria do Cordão de São José, em Verona, elevando uma delas à categoria de PRIMÁRIA. Outras confrarias nasceram depois na Itália e na Europa. O Papa Pio IX enriqueceu esta fácil e benéfica devoção, com várias indulgências plenárias e parciais, que veremos a seguir.

GRAÇAS ASSOCIADAS AO USO DO CORDÃO

Preciosas graças para a devoção dos servos de São José estão ligadas ao uso de este cordão. Eles são:
1. Proteção especial de São José;
2. Pureza da alma;
3. A graça da castidade;
4. Perseverança final;
5. Assistência especial na hora da morte.

NATUREZA DO CORDÃO DE SÃO JOSÉ E FORMA DE USÁ-LO

O Cordão de São José deve ser de linho ou algodão. A pureza e a alvura desses materiais nos hão de indicar a candura e a virginal pureza de São José, castíssimo esposo da Virgem Maria, Mãe de Deus. Numa das extremidades, o Cordão tem sete nós, que representam as sete tristezas e as sete alegrias do Glorioso São José. Ele é usado como um cinto para indicar a pureza ou castidade e humildade e ao redor dos ombros para indicar a obediência.
Deve ser abençoado por um padre com as faculdades para esta bênção. Pio IX aprovou uma fórmula especial para a bênção do Cordão de São José [Veja no Ritual Romano, infelizmente não temos um aqui].
QUANDO VOCÊ RECEBE SEU CORDÃO, SERÁ UM CORDÃO LONGO, COM UM NÓ EM CADA EXTREMIDADE. DE UM LADO, VOCÊ DEVE FAZER 6 NÓS, PARA ADICIONÁ-LOS AO QUE JÁ ESTÁ LÁ. ESTA É A PARTE DO CORDÃO QUE PENDE LIVRE DEPOIS DE AMARRAR NA CINTURA OU NO OMBRO.
O Cordão de São José, desde que esteja bento, também pode ser usado das seguintes formas: Usá-lo cingido à cintura sob a roupa ou nos ombros (o cordão maior), no pulso (o cordão menor) ou tê-lo bem guardado para ser usado por ocasião de dores e sofrimentos físicos, aplicando-o com fé na parte enferma do corpo, como costumamos fazer com medalhas do Senhor Jesus e de Nossa Senhora, rezando, então, a São José, sete vezes o Glória ao Pai. Pode, também, ser usado no carro, nos livros escolares, na carteira de documentos, na carteira de motorista, no travesseiro etc. Pode, também, ser colocado na cabeceira do doente e no pulso. O Cordão de São José pode e deve ser usado pelas gestantes que o levarão cingido à cintura, protegendo-as do perigo de aborto, nos partos difíceis etc, como comprovam centenas de fatos.
As pessoas que usarem, habitualmente, o Cordão de São José terão a graça da boa morte. Aqueles que o trouxerem, constantemente, consigo, terão proteção, especialmente, na guarda e na defesa da sublime virtude da castidade, em qualquer de seus três graus e categorias.

INDULGÊNCIAS

2517174517_e7e4cbe247_z

CONDIÇÕES PARA A AQUISIÇÃO AS INDULGÊNCIAS

1. Seja verdadeiramente contrito, confessar-se e comungar no dia de investidura ou quando for usá-lo pela primeira vez.
2. Se possível, visitar a Igreja da Associação ou um outro oratório, se não; e rezar pela paz entre os príncipes cristãos ou governantes, pela extirpação das heresias, pela exaltação da Santa Madre Igreja.
3. Deve ser filiado à Igreja de San Rocco, em Roma. [não sei como se faz isso.]
Todas as indulgências são aplicáveis às Santas Almas.

DIAS NOS QUAIS SE LUCRAM INDULGÊNCIAS PLENÁRIAS TRAZENDO CONSIGO O CORDÃO

  • No dia do recebimento do Cordão;
  • No dia da entrada na Associação;
  • No Natal (25/12);
  • Na festa de Nossa Senhora Mãe de Deus e Circuncisão (01/01);
  • Na festa de Reis (06/01);
  • No dia da Festa dos Esponsais da Virgem e São José (23/01)
  • Na Festa de São José (19/03) e em um dos sete dias que imediatamente se seguem ;
  • Na festa de São José Operário (01/05);
  • Nas festas da Páscoa, da Ascensão, de Pentecostes e na festa de Corpus Christi;
  • Na festa do Patrocínio de São José (3 º domingo depois da Páscoa); Na Festa do Sagrado Coração de Jesus;
  • Na festa do Imaculado Coração de Maria (22/08);
  • Na Festa da Assunção de Nossa Senhora (15/08);
  • Em perigo de morte;
  • Na hora da morte de membros da Associação que são verdadeiramente penitente, tenham confessado seus pecados e recebido o Sagrado Viático, ou não sendo capaz de fazê-lo, tendo invocado pela boca ou no coração, o Nome de Jesus.

ORAÇÕES ASSOCIADAS AO USO DO CORDÃO

Deve-se rezar diariamente sete Glórias ao Pai em honra das sete dores e das sete alegrias de São José, junto com a seguinte oração, que é a ORAÇÃO PARA A PUREZA:
Ó Guarda das Virgens, Pai São José, a cuja fiel proteção foram confiados Jesus Cristo, a própria Inocência, e Maria, Virgem das Virgens, em nome de Jesus e de Maria, esse duplo depósito que tão caro vos foi, vos rogo e suplico que me conserveis isento(a) de toda a impureza, para que, com espírito e coração puro e corpo casto, sempre sirva fielmente a Jesus e a Maria. Amém.
SOMOS TAMBÉM INCENTIVADOS A MEDITAR SOBRE AS SETE DORES E SETE ALEGRIAS, ACRESCENTANDO UM PAI NOSSO, AVE MARIA, E GLÓRIA APÓS CADA MEDITAÇÃO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.
Para comprar o cordão de São José indicamos o site LOJINHA DO CONVENTO.

SOBRE COMENTÁRIOS NO BLOG E IMPRIMIR , MANDAR POR IMAIL OU SALVAR ESTE ARTIGO EM PDF

PARA IMPRIMIR , MANDAR POR IMAIL OU SALVAR ESTE ARTIGO EM PDF CLIQUE AQUI->Print Friendly and PDF NÃO PERMITIMOS COMENTÁRIOS DIRETAMENTE EM NOSSAS POSTAGENS. PARA COMENTAR ALGUM ARTIGO, SANAR DÚVIDAS, OBTER INFORMAÇOES SOBRE NOSSAS AULAS E ATIVIDADES, OU MESMO PARE ENTRARMOS EM DEBATE, ENVIE SUA CARTA.

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Doce Coração de Jesus, sede nosso amor! - Doce Coração de Maria, sede nossa salvação!

PROCURANDO LIVROS? LIVRARIAS CATÓLICAS

Livraria Instituto Plínio Corrêa de Oliveira

 Livraria Instituto Plinio Corrêa de Oliveira


SANTA CRUZ ARTIGOS CATÓLICOS




*Comprando através da Livraria Santa Cruz, você estará ajudando o Mosteiro de Santa Cruz, cujo prior é Dom Tomas de Aquino.
LOJINHA DO CONVENTO DE CAMPO GRANDE-MS.
Comprando na lojinha , ajudará as escravas de Maria de C

RITO TRIDENTINO

Beleza Litúrgica anti-igualitária e não-protestantizada. O Rito Tridentino vem de uma tradição de Santos, tem forma final com São Pio V, e vem formando santos até hoje.

RITO BIZANTINO

Mérito igual ao Rito Latino, com influência oriental.
"A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida (...) Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu" Jo 6


"O cálice de bênção que nós bendizemos, não é a comunhão do sangue de Cristo ? E o pão, que partimos, não é a participação do corpo do Senhor?" 1 Cor 10

TERÇO BIZANTINO

TERÇO BIZANTINO
CLIQUE NA IMAGEM, APRENDA E REZE

BANDEIRA DO VATICANO- ROMA ETERNA

BANDEIRA DO VATICANO- ROMA ETERNA
NOSSA PÁTRIA