Encíclicas Papais
ARTIGOS DO BLOG NOSSA SENHORA DAS ALEGRIAS ( RESISTÊNCIA CATÓLICA DO ESPÍRITO SANTO)
Os links estão em azul e vermelho
ARTIGOS DO BLOG NOSSA SENHORA DAS ALEGRIAS ( RESISTÊNCIA CATÓLICA DO ESPÍRITO SANTO)
Os links estão em azul e vermelho
* * *
Sobre o Corpo Místico de Cristo - Pio XII - Mystici Corporis
Sobre o Santo Rosário - Leão XIII - Laetitiae Sanctae
Sobre a Realeza de Maria - Pio XII - Ad Caeli Reginam
Sobre a Sagrada Liturgia - Pio XII - Mediator Dei
Sobre as Doutrinas Modernistas - S. Pio X - Pascendi
Sobre os principais erros - Gregório XVI - Mirari Vos
Sobre a restauração da ordem social - Pio XI - Rerum Novarum
Sobre a Maçonaria - Leão XIII - Humanum Genus
Sobre a condenável Liberdade Religiosa - Leão XIII - Libertas Praestantissimum
Sobre a promoção da verdadeira religião - Pio XI - Mortalium Animos (Contra o falacioso ecumenismo)
Acerca da educação Cristã da Juventude - Pio XI - Divini Magistri Illius
Série de condenações de erros anti-católicos - Syllabus - Pio IX
Sobre o Comunismo - Pio XI - Divini Redemptoris
Os Papas sobre a liberdade religiosa - Algumas citações objetivas
Carta Apostólica - In Supremo - Gregório XVI - sobre a condenação da escravidão dos indígenas e do comércio dos negros
A MAIORIA DESTAS ABAIXO SÃO DO SITE FORMAÇÃO CATÓLICA, BLOG DA RESISTÊNCIA CATÓLICA
"Rebatendo às acusações de que a Igreja seria contrária aos interesses da sociedade civil, o Papa Leão XII, na Encíclica Immortale Dei, de 1885, expõe a doutrina da Igreja sobre a constituição dos Estados."
RERUM NOVARUM - LEÃO XIII
"A sede de inovações que há muito tempo se apoderou das sociedades e as e as têm numa agitação febril, devia, tarde ou cedo, passar das regiões políticas para a esfera vizinha da economia social. Efetivamente, os progressos incessantes da indústria, os novos caminhos em que entraram as artes, a alteração das relações entre os operários e os patrões, a influência da riqueza nas mãos dum pequeno número ao lado da indigência da multidão, a opinião enfim mais avantajada que os operários formam de sí mesmos, e a sua união mais compacta, tudo isso, sem falar na corrupção dos costumes, deu em resultado final um temível conflito."
INSCRUTABILI DEI CONSILIO - LEÃO XIII
"A subversão geral de verdades supremas, a audácia dos que não suportam nenhuma autoridade legítima, o desprezo de leis que regulam os costumes e protegem a justiça, e o esquecimento das coisas eternas, entre tantos outros males, é o que deixa a sociedade humana sem repouso e lhe prepara novas revoluções e funestas catástrofes. Esses males tem a sua principal causa no desprezo e na rejeição da santa autoridade da Igreja, que governa o gênero humano em nome de Deus, e que é a salvaguarda e o apoio de toda autoridade legítima. E para subverter os fundamentos da sociedade, os inimigos da ordem pública pensaram - e colocaram em prática - atacar sem trégua a Igreja, torná-la odiosa por meio de vergonhosas calúnias, e também enfraqueceram-lhe a autoridade e a força do Pontífice Romano. Nesta encíclia de 1878, o Papa Leão XIII mostra-nos os remédios para estes males da sociedade, que, mais do que nunca, vêm corrompendo e mesmo destruindo os fundamentos da sociedade humana."
PASCENDI DOMINICI GREGIS - SÃO PIO X
"O modernismo é uma heresia que penetrou profundamente em todos os segmentos da sociedade, inclusive - e principalmente - 'no próprio seio da Igreja'. Última heresia a ser condenada pela Igreja e única a ser condenada no século XX, seus erros, entretanto, se fazem presentes na mentalidade de muitos sacerdotes. Nesta encíclia, S. Pio X faz uma exposição magistral do sistema modernista, que pode ser definido como um compêndio de todas as heresias. Condena, entre outras: o agnosticismo, a imanência religiosa e seu sentimento religioso, a evolução dos dogmas, etc."
VEHEMENTER NOS - CARTA ENCÍCLICA SÃO PIO X
Sobre as Relações entre a Igreja e o Estado.
HUMANI GENERIS - PIO XII
"Sobre os dogmas e ensinamentos da Igreja, é comum ouvirmos de católicos e teólogos "amantes de novidades", que os termos da filosofia escolástica não se aplicam mais em nossos dias. Deturpando os sentidos dos Concílios e das Sagradas Escrituras consagrados pela Igreja ao longo dos séculos, declarando-os antiquados à luz do mundo atual, eles pretendem mudar conceitos bem estabelecidos pela doutrina católica. Isto é o que se chama "relativismo dogmático", condenado pelo Papa Pio XII na encíclica que aqui apresentamos. Condena também a nova exegese e o poligenismo"
HUMANUM GENUS - LEÃO XIII
"Nesta encíclia o Papa Leão XIII nos lembra a divisão do gênero humano "em dois campos inimigos, que não cessam de combater, um pela verdade e pela virtude, o outro por tudo o que é contrário à virtude e à verdade". Agindo ocultamente, e às vezes abertamente, fortemente organizada, a Maçonaria é apresentada pelo Papa como uma organização que conspira contra a Igreja. Leão XIII chama a atenção para o perigo dessas seitas e aponta os caminhos para o combate. Escrita há mais de cem anos, esta encíclica é, entretanto, de perfeita aplicação em nossos dias."
MIRARI VOS - GREGORIO XVI
"Encíclia do Papa Gregório XVI, trata sobre a imutabilidade da doutrina e disciplina da Igreja, entre elas a doutrina sobre o celibato clerical, tão atacada em nossos dias. Condena a liberdade de consciência e de imprensa, entre outras."
QUANTA CURA - PAPA PIO IX
Encíclica contra erros do comunismo, socialismo e protestantismo, promulgada pelo Papa Pio IX.
SYLLABUS - PAPA PIO IX
"Documento atualíssimo, é uma relação de teses condenadas pelo Papa Pio IX. Condena muitos erros largamente adotados em nossa época, como o panteísmo, o indiferentismo religioso (ecumenismo), o socialismo e o comunismo, o laicismo etc."
MORTALIUM ANIMOS - PIO XI
"Encíclica de leitura obrigatória, fustiga os erros - hoje tão em voga - do ecumenismo, reafirmando que a Religião Católica é a única verdadeira."
QUAS PRIMAS - PIO XI - Sobre Cristo Rei.
O papa Pio X instituiu a Festa de Cristo Rei para lutar contra o laicismo, ideologia segundo a qual a fé cristã não deveria influenciar nas decisões políticas.
MYSTICI CORPORIS - PAPA PIO XII
Encíclica do Papa Pio XII a respeito do corpo místico de Nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa união com ele.
Bulas Papais
"As bulas, são os documentos mais solenes; são expedidas para as canonizações dos santos, aprovação de Ordens religiosas, criação de novas Dioceses, etc. Podem ser documentos do Magistério Infalível, mas não sempre nem em toda sua extensão. O nome 'Bula' vem dos selos ordinariamente dianteiros, foram portanto chamadas 'Litteræ Bullatæ', 'litteræ sub plumbo', 'Cartas Seladas', 'Cartas abaixo dianteiras' e depois foram chamadas simplesmente de "Bulas". algumas vezes o selo era de ouro, e então o documento se chamava "Bulla Aurea"
Especial Pio XII
Alocuções de Sua Santidade o Papa Pio XII
Sobre diversos assuntos
Alocuções de Sua Santidade o Papa Pio XII
Sobre diversos assuntos
A Luta de classes
A Moda e a Virtude
A Oração
Sobre a Rádio e TV
Sobre o Rosário
O Sistema das Leis Naturais
A Moda e a Virtude
A Oração
Sobre a Rádio e TV
Sobre o Rosário
O Sistema das Leis Naturais
Magistério em download
Compêndio de citações Papais: A respeito de Nossa Senhora Medianeira de todas as graças (Para download)
Compêndio de citações Papais: Para a salvação da alma é necessário submeter-se ao Romano Pontífice (para download)
Compêndio de citações Papais: Para a salvação da alma é necessário submeter-se ao Romano Pontífice (para download)
BULA - QUO PRIMUM TEMPORE - SÃO PIO VBula do Papa S. Pio V, a Igreja faz declarações seríssimas sobre a Missa, como que prevendo os ataques de seus inimigos. O documento diz, por exemplo, que a Missa não deve ser cantada nem rezada de modo diferente da estabelecida conforme o missal de S. Pio V, e isto para o futuro e para sempre. E mais. 'Nada jamais lhe deverá ser acrescentado, nem supresso, nem modificado'. Na celebração da Missa, 'que ninguém tenha a audácia de acrescentar outras cerimônias nem de recitar outras orações senão as que estão contidas nesse Missal'. Em tempos de 'missas show', 'missas-afro' e outras aberrações e invenções para 'animar' a missa, este documento torna-se, mais do que nunca, atualíssimo e de leitura obrigatória para todo católico."
BULA - CUM EX APOSTOLATUS OFFICIO - PAPA PAULO IV
Nesta Bula o Papa Paulo IV orienta a Santa Igreja a como proceder com os hereges.
BULA CANTATE DOMINO - PAPA EUGÊNIO IV
A Bula Cantate Domino do Papa Eugênio IV durante o Concílio de Florença compreende a profissão da verdadeira Fé na Trindade, em Cristo, na Criação livre e universal de todas as coisas por um só Deus, o cânon das Sagradas Escrituras, o sentido e a caducidade dos ritos do Antigo Testamento, a bondade de todas as coisas criadas como obras de Deus, a unicidade e necessidade da Igreja, a canonicidade dos primeiros concílios ecumênicos.
BULA UNAM SANCTAM - PAPA BONIFÁCIO VIII
"Para os nossos dias, em que o ecumenismo é a palavra de ordem em todos os setores da sociedade, é necessário relembrar alguns ensinamentos da Igreja, como esta Bula do Papa Bonifácio VIII, de 1302, onde se estabelece que não há salvação fora da Igreja."
BULA - INEFFABILIS DEUS - DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO - PAPA PIO IX
"Bula do Papa Pio IX, declara o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora"
BULA - VERITAS IPSA - PAPA PAULO III
"Bula de 1537, contra a escravidão, defende a liberdade dos índios"
BULA - QUUM INTER NONNULLOS - JOÃO XXII
"Define dogmaticamente a pobreza de Cristo e dos Apóstolos"
MOTU PROPRIO - "TRA LE SOLLICITUDINE" - SÃO PIO X
Sobre a Música Sacra.
LAMENTABILI SINE EXITU - SÃO PIO X
(DECRETO "LAMENTABILI")
"Relação de teses modernistas condenadas, relativas à Igreja e sua autoridade, sacramentos, Revelação e sua interpretação, evolucionismo e outros temas, do Papa S. Pio X."
Nesta Bula o Papa Paulo IV orienta a Santa Igreja a como proceder com os hereges.
BULA CANTATE DOMINO - PAPA EUGÊNIO IV
A Bula Cantate Domino do Papa Eugênio IV durante o Concílio de Florença compreende a profissão da verdadeira Fé na Trindade, em Cristo, na Criação livre e universal de todas as coisas por um só Deus, o cânon das Sagradas Escrituras, o sentido e a caducidade dos ritos do Antigo Testamento, a bondade de todas as coisas criadas como obras de Deus, a unicidade e necessidade da Igreja, a canonicidade dos primeiros concílios ecumênicos.
BULA UNAM SANCTAM - PAPA BONIFÁCIO VIII
"Para os nossos dias, em que o ecumenismo é a palavra de ordem em todos os setores da sociedade, é necessário relembrar alguns ensinamentos da Igreja, como esta Bula do Papa Bonifácio VIII, de 1302, onde se estabelece que não há salvação fora da Igreja."
BULA - INEFFABILIS DEUS - DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO - PAPA PIO IX
"Bula do Papa Pio IX, declara o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora"
BULA - VERITAS IPSA - PAPA PAULO III
"Bula de 1537, contra a escravidão, defende a liberdade dos índios"
BULA - QUUM INTER NONNULLOS - JOÃO XXII
"Define dogmaticamente a pobreza de Cristo e dos Apóstolos"
MOTU PROPRIO - "TRA LE SOLLICITUDINE" - SÃO PIO X
Sobre a Música Sacra.
LAMENTABILI SINE EXITU - SÃO PIO X
(DECRETO "LAMENTABILI")
"Relação de teses modernistas condenadas, relativas à Igreja e sua autoridade, sacramentos, Revelação e sua interpretação, evolucionismo e outros temas, do Papa S. Pio X."
OS SANTOS CONCÍLIOS
"Em reação à Reforma proposta por Lutero, o Papa Paulo III convocou em 1545 o que viria a ser um dos mais importantes concílios ecumênicos da história da Igreja: o Concílio de Trento. Neste Concílio, dogmático e infalível, foram condenadas com anátemas todas as teses reformistas dos protestantes a cerca da Fé Católica e dos Sacramentos. Depois de seu encerramento por Pio IV, seu sucessor, o Papa Pio V, publicou os grandes tesouros desse Concílio: o Catecismo de Trento, o Breviário e o novo Missal Tridentino. Este documento é indispensável para os católicos de hoje, pois a infiltração de idéias protestantes em movimentos ditos católicos, inclusive com a participação de padres e bispos, tornou-se assombrosa em nossos tempos pós conciliares."
CONCÍLIO VATICANO I
"Concílio convocado pelo Papa Pio IX em 1869, trata sobre o racionalismo, o liberalismo e o materialismo. Promulgou duas Constituições Dogmáticas: uma sobre a Fé Católica e outra sobre a infalibilidade papal."
CONCÍLIO VATICANO I
"Concílio convocado pelo Papa Pio IX em 1869, trata sobre o racionalismo, o liberalismo e o materialismo. Promulgou duas Constituições Dogmáticas: uma sobre a Fé Católica e outra sobre a infalibilidade papal."
Lista de todos os concílios ecumênicos realizados:
- Nicéia (325),
- Constantinopla (381)
- Éfeso (431)
- Calcedônia (451)
- II Constantinopla (553)
- III Constantinopla (681)
- II Nicéia (787)
- IV Constantinopla (870)
- I Latrão (1123)
- II Latrão (1139)
- III Latrão (1179)
- IV Latrão (1215)
- I Lião (1245)
- II Lião (1274)
- Viena (1311)
- Constança (1414)
- Basiléia (1431)
- V Latrão (1512)
- Trento (1545)
- I Vaticano (1870)
- II Vaticano (1962)