segunda-feira, 11 de maio de 2015

MAGISTÉRIO DA IGREJA

Encíclicas Papais
ARTIGOS DO BLOG NOSSA SENHORA DAS ALEGRIAS ( RESISTÊNCIA CATÓLICA DO ESPÍRITO SANTO)
Os links estão em azul vermelho

« Encíclicas são aqueles documentos que o Romano Pontífice dirige a toda a Igreja Católica ou a várias igrejas particulares na pessoa de seus Ordinárias. As mais solenes se chamam Cartas Encíclicas; são enviadas aos bispos de todo o mundo ou de toda uma região e levam a inscrição seguinte: 'Aos veneráveis irmãos Patriarcas, Primados, Arcebispos, Bispos e aos outros ordinários em paz e comunhão com a Sede Apostólica.  »


* * * 

IMMORTALE DEI - LEÃO XII
"Rebatendo às acusações de que a Igreja seria contrária aos interesses da sociedade civil, o Papa Leão XII, na Encíclica Immortale Dei, de 1885, expõe a doutrina da Igreja sobre a constituição dos Estados."

RERUM NOVARUM - LEÃO XIII
"A sede de inovações que há muito tempo se apoderou das sociedades e as e as têm numa agitação febril, devia, tarde ou cedo, passar das regiões políticas para a esfera vizinha da economia social. Efetivamente, os progressos incessantes da indústria, os novos caminhos em que entraram as artes, a alteração das relações entre os operários e os patrões, a influência da riqueza nas mãos dum pequeno número ao lado da indigência da multidão, a opinião enfim mais avantajada que os operários formam de sí mesmos, e a sua união mais compacta, tudo isso, sem falar na corrupção dos costumes, deu em resultado final um temível conflito."

INSCRUTABILI DEI CONSILIO - LEÃO XIII
"A subversão geral de verdades supremas, a audácia dos que não suportam nenhuma autoridade legítima, o desprezo de leis que regulam os costumes e protegem a justiça, e o esquecimento das coisas eternas, entre tantos outros males, é o que deixa a sociedade humana sem repouso e lhe prepara novas revoluções e funestas catástrofes. Esses males tem a sua principal causa no desprezo e na rejeição da santa autoridade da Igreja, que governa o gênero humano em nome de Deus, e que é a salvaguarda e o apoio de toda autoridade legítima. E para subverter os fundamentos da sociedade, os inimigos da ordem pública pensaram - e colocaram em prática - atacar sem trégua a Igreja, torná-la odiosa por meio de vergonhosas calúnias, e também enfraqueceram-lhe a autoridade e a força do Pontífice Romano.  Nesta encíclia de 1878, o Papa Leão XIII mostra-nos os remédios para estes males da sociedade, que, mais do que nunca, vêm corrompendo e mesmo destruindo os fundamentos da sociedade humana."

PASCENDI DOMINICI GREGIS - SÃO PIO X
"O modernismo é uma heresia que penetrou profundamente em todos os segmentos da sociedade, inclusive - e principalmente - 'no próprio seio da Igreja'. Última heresia a ser condenada pela Igreja e única a ser condenada no século XX, seus erros, entretanto, se fazem presentes na mentalidade de muitos sacerdotes. Nesta encíclia, S. Pio X faz uma exposição magistral do sistema modernista, que pode ser definido como um compêndio de todas as heresias. Condena, entre outras: o agnosticismo, a imanência religiosa e seu sentimento religioso, a evolução dos dogmas, etc."

VEHEMENTER NOS - CARTA ENCÍCLICA SÃO PIO X
Sobre as Relações entre a Igreja e o Estado.

HUMANI GENERIS - PIO XII
"Sobre os dogmas e ensinamentos da Igreja, é comum ouvirmos de católicos e teólogos "amantes de novidades", que os termos da filosofia escolástica não se aplicam mais em nossos dias. Deturpando os sentidos dos Concílios e das Sagradas Escrituras consagrados pela Igreja ao longo dos séculos, declarando-os antiquados à luz do mundo atual, eles pretendem mudar conceitos bem estabelecidos pela doutrina católica. Isto é o que se chama "relativismo dogmático", condenado pelo Papa Pio XII na encíclica que aqui apresentamos. Condena também a nova exegese e o poligenismo"

HUMANUM GENUS - LEÃO XIII
"Nesta encíclia o Papa Leão XIII nos lembra a divisão do gênero humano "em dois campos inimigos, que não cessam de combater, um pela verdade e pela virtude, o outro por tudo o que é contrário à virtude e à verdade". Agindo ocultamente, e às vezes abertamente, fortemente organizada, a Maçonaria é apresentada pelo Papa como uma organização que conspira contra a Igreja. Leão XIII chama a atenção para o perigo dessas seitas e aponta os caminhos para o combate. Escrita há mais de cem anos, esta encíclica é, entretanto, de perfeita aplicação em nossos dias."

MIRARI VOS - GREGORIO XVI
"Encíclia do Papa Gregório XVI, trata sobre a imutabilidade da doutrina e disciplina da Igreja, entre elas a doutrina sobre o celibato clerical, tão atacada em nossos dias. Condena a liberdade de consciência e de imprensa, entre outras."

QUANTA CURA - PAPA PIO IX
Encíclica contra erros do comunismo, socialismo e protestantismo, promulgada pelo Papa Pio IX.

SYLLABUS - PAPA PIO IX

"Documento atualíssimo, é uma relação de teses condenadas pelo Papa Pio IX. Condena muitos erros largamente adotados em nossa época, como o panteísmo, o indiferentismo religioso (ecumenismo), o socialismo e o comunismo, o laicismo etc."

MORTALIUM ANIMOS - PIO XI

"Encíclica de leitura obrigatória, fustiga os erros - hoje tão em voga - do ecumenismo, reafirmando que a Religião Católica é a única verdadeira."

QUAS PRIMAS - PIO XI - Sobre Cristo Rei.
O papa Pio X instituiu a Festa de Cristo Rei para lutar contra o laicismo, ideologia segundo a qual a fé cristã não deveria influenciar nas decisões políticas.

MYSTICI CORPORIS - PAPA PIO XII
Encíclica do Papa Pio XII a respeito do corpo místico de Nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa união com ele.


Bulas Papais

"As bulas, são os documentos mais solenes; são expedidas para as canonizações dos santos, aprovação de Ordens religiosas, criação de novas Dioceses, etc. Podem ser documentos do Magistério Infalível, mas não sempre nem em toda sua extensão. O nome 'Bula' vem dos selos ordinariamente dianteiros, foram portanto chamadas 'Litteræ Bullatæ', 'litteræ sub plumbo', 'Cartas Seladas', 'Cartas abaixo dianteiras' e depois foram chamadas simplesmente de "Bulas". algumas vezes o selo era de ouro, e então o documento se chamava "Bulla Aurea"



Especial Pio XII 
Alocuções de Sua Santidade o Papa Pio XII 
Sobre diversos assuntos
Magistério em download





BULA - QUO PRIMUM TEMPORE - SÃO PIO VBula do Papa S. Pio V, a Igreja faz declarações seríssimas sobre a Missa, como que prevendo os ataques de seus inimigos. O documento diz, por exemplo, que a Missa não deve ser cantada nem rezada de modo diferente da estabelecida conforme o missal de S. Pio V, e isto para o futuro e para sempre. E mais. 'Nada jamais lhe deverá ser acrescentado, nem supresso, nem modificado'. Na celebração da Missa, 'que ninguém tenha a audácia de acrescentar outras cerimônias nem de recitar outras orações senão as que estão contidas nesse Missal'. Em tempos de 'missas show', 'missas-afro' e outras aberrações e invenções para 'animar' a missa, este documento torna-se, mais do que nunca, atualíssimo e de leitura obrigatória para todo católico."

BULA - CUM EX APOSTOLATUS OFFICIO - PAPA PAULO IV
Nesta Bula o Papa Paulo IV orienta a Santa Igreja a como proceder com os hereges.

BULA CANTATE DOMINO - PAPA EUGÊNIO IV
A Bula Cantate Domino do Papa Eugênio IV durante o Concílio de Florença compreende a profissão da verdadeira Fé na Trindade, em Cristo, na Criação livre e universal de todas as coisas por um só Deus, o cânon das Sagradas Escrituras, o sentido e a caducidade dos ritos do Antigo Testamento, a bondade de todas as coisas criadas como obras de Deus, a unicidade e necessidade da Igreja, a canonicidade dos primeiros concílios ecumênicos.

BULA UNAM SANCTAM - PAPA BONIFÁCIO VIII
"Para os nossos dias, em que o ecumenismo é a palavra de ordem em todos os setores da sociedade, é necessário relembrar alguns ensinamentos da Igreja, como esta Bula do Papa Bonifácio VIII, de 1302, onde se estabelece que não há salvação fora da Igreja."

BULA - INEFFABILIS DEUS - DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO - PAPA PIO IX
"Bula do Papa Pio IX, declara o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora"

BULA - VERITAS IPSA - PAPA PAULO III
"Bula de 1537, contra a escravidão, defende a liberdade dos índios"

BULA - QUUM INTER NONNULLOS - JOÃO XXII
"Define dogmaticamente a pobreza de Cristo e dos Apóstolos"

MOTU PROPRIO - "TRA LE SOLLICITUDINE" - SÃO PIO X

Sobre a Música Sacra.

LAMENTABILI SINE EXITU - SÃO PIO X
(DECRETO "LAMENTABILI")

"Relação de teses modernistas condenadas, relativas à Igreja e sua autoridade, sacramentos, Revelação e sua interpretação, evolucionismo e outros temas, do Papa S. Pio X."


OS SANTOS CONCÍLIOS


A MAIORIA DOS ARTIGOS SÃO DO SITE CATÓLICO DA RESISTÊNCIA CATÓLICA - FORMAÇÃO CATÓLICA

CONCÍLIO ECUMÊNICO DE TRENTO
"Em reação à Reforma proposta por Lutero, o Papa Paulo III convocou em 1545 o que viria a ser um dos mais importantes concílios ecumênicos da história da Igreja: o Concílio de Trento. Neste Concílio, dogmático e infalível, foram condenadas com anátemas todas as teses reformistas dos protestantes a cerca da Fé Católica e dos Sacramentos. Depois de seu encerramento por Pio IV, seu sucessor, o Papa Pio V, publicou os grandes tesouros desse Concílio: o Catecismo de Trento, o Breviário e o novo Missal Tridentino. Este documento é indispensável para os católicos de hoje, pois a infiltração de idéias protestantes em movimentos ditos católicos, inclusive com a participação de padres e bispos, tornou-se assombrosa em nossos tempos pós conciliares."

CONCÍLIO VATICANO I

"Concílio convocado pelo Papa Pio IX em 1869, trata sobre o racionalismo, o liberalismo e o materialismo. Promulgou duas Constituições Dogmáticas: uma sobre a Fé Católica e outra sobre a infalibilidade papal."

 Lista de todos os concílios ecumênicos realizados:
  1. Nicéia (325),
  2. Constantinopla (381)
  3. Éfeso (431)
  4. Calcedônia (451)
  5. II Constantinopla (553)
  6. III Constantinopla (681)
  7. II Nicéia (787)
  8. IV Constantinopla (870)
  9. I Latrão (1123)
  10. II Latrão (1139)
  11. III Latrão (1179)
  12. IV Latrão (1215)
  13. I Lião (1245)
  14. II Lião (1274)
  15. Viena (1311)
  16. Constança (1414)
  17. Basiléia (1431)
  18. V Latrão (1512)
  19. Trento (1545)
  20. I Vaticano (1870)
  21. II Vaticano (1962)

SOBRE COMENTÁRIOS NO BLOG E IMPRIMIR , MANDAR POR IMAIL OU SALVAR ESTE ARTIGO EM PDF

PARA IMPRIMIR , MANDAR POR IMAIL OU SALVAR ESTE ARTIGO EM PDF CLIQUE AQUI->Print Friendly and PDF NÃO PERMITIMOS COMENTÁRIOS DIRETAMENTE EM NOSSAS POSTAGENS. PARA COMENTAR ALGUM ARTIGO, SANAR DÚVIDAS, OBTER INFORMAÇOES SOBRE NOSSAS AULAS E ATIVIDADES, OU MESMO PARE ENTRARMOS EM DEBATE, ENVIE SUA CARTA.

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Doce Coração de Jesus, sede nosso amor! - Doce Coração de Maria, sede nossa salvação!

PROCURANDO LIVROS? LIVRARIAS CATÓLICAS

Livraria Instituto Plínio Corrêa de Oliveira

 Livraria Instituto Plinio Corrêa de Oliveira


SANTA CRUZ ARTIGOS CATÓLICOS




*Comprando através da Livraria Santa Cruz, você estará ajudando o Mosteiro de Santa Cruz, cujo prior é Dom Tomas de Aquino.
LOJINHA DO CONVENTO DE CAMPO GRANDE-MS.
Comprando na lojinha , ajudará as escravas de Maria de C

RITO TRIDENTINO

Beleza Litúrgica anti-igualitária e não-protestantizada. O Rito Tridentino vem de uma tradição de Santos, tem forma final com São Pio V, e vem formando santos até hoje.

RITO BIZANTINO

Mérito igual ao Rito Latino, com influência oriental.
"A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida (...) Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu" Jo 6


"O cálice de bênção que nós bendizemos, não é a comunhão do sangue de Cristo ? E o pão, que partimos, não é a participação do corpo do Senhor?" 1 Cor 10

TERÇO BIZANTINO

TERÇO BIZANTINO
CLIQUE NA IMAGEM, APRENDA E REZE

BANDEIRA DO VATICANO- ROMA ETERNA

BANDEIRA DO VATICANO- ROMA ETERNA
NOSSA PÁTRIA