quarta-feira, 7 de setembro de 2011

COMO REZAR O TERÇO

Por professor Cleidson Granjeiro

Método para rezar com fruto o Santo Rosário, 
segundo São Luís Maria de Montfort, e algumas indicações do Beato João Paulo II.
"Não é possível expressar quanto a Santíssima Virgem estima o Rosário sobre todas as demais devoções, e quão magnânimo é ao recompensar os que trabalham para pregá-lo, estabelecê-lo e cultivá-lo. Recitado enquanto são meditados os mistérios sagrados, o Rosário é manancial de maravilhosos frutos e depósito de toda espécie de bens. Através dele, os pecadores obtêm o perdão; as almas sedentas se saciam; os que choram acham alegria; os que são tentados, a tranquilidade; os pobres são socorridos; os religiosos, reformados; os ignorantes, instruídos; os vivos triunfam da vaidade, e as almas do purgatório (por meio de sufrágios) encontram alívio. Perseverai, portanto, nessa santa devoção, e tereis a coroa admirável preparada no Céu para a vossa fidelidade” (São Luís Maria).
Método que usamos em nosso grupo de oração nas famílias: Nossa Senhora de Fátima
Oração Inicial
Fazer o Sinal da Cruz
Em nome do Pai, (+) do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Vinde Espírito Santo, vinde por meio do Imaculado coração de Maria, vossa amadíssima esposa. (3x)
Oferecimento do Terço (Antes do início do Terço)
Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. Oferecemos particularmente pelas almas do purgatório, pelos agonizantes, familiares dos que sofrem por algum mal, pelos presos, doentes, pela conversão dos pecadores, dos infiéis, dos hereges, por todos líderes mundiais, governantes, em especial de nosso Pais, Estado, Cidade,por toda nossa Igreja, Papa, Bispos, Padres, ministros, e vocações sacerdotais e religiosas, líderes pastorais e de movimentos, e por nosso grupo Nossa Senhora de Fátima (o grupo ou apostolado que está reunido), por todos  aqueles  que pediram nossa oração, todos que prometemos rezar mas não lembramos agora, e em desagravo do Sagrado coração de Jesus e Imaculado coração de Maria... “Em silêncio cada um coloque suas intenções particulares.............................

“Uno-me a todos os santos que estão no Céu, especialmente São Luiz Maria Grignion de Montfort, a todos os justos que estão na terra, a todas as almas fiéis que estão neste lugar. Uno-me a vós, meu Jesus, para louvar dignamente vossa santa Mãe, e louvar-vos nela e por ela. Renuncio a todas as distrações que me vierem durante este Rosário (terço) que quero recitar com modéstia, atenção e devoção como se fosse o último de minha vida.”
Vos ofereço, Santíssima Trindade, este Credo para honrar todos os mistérios da nossa fé; este Pai-Nosso e estas três Ave-Marias, para honrar a unidade de vossa essência e a trindade de vossas pessoas. Peço-vos uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente. Amém.
Símbolo Apostólico- Credo
Creio em Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. 
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.
Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais nos Céus, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no Céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.
Ave-Maria
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus; Santa Maria mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém

Glória
D - Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
T - Como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.
[Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente às que mais precisarem de vossa misericórdia.]

Rezar o Credo, o Pai-Nosso, três Ave-Marias e o Glória.
Dizer antes da primeira ave Maria: Louvemos a Maria filha bem amada do Pai eterno. Dizer antes da segunda ave Maria: Louvemos a Maria mãe admirável de Deus filho. Dizer antes da terceira ave Maria: Louvemos a Maria esposa fidelíssima do Espírito Santo

MISTÉRIOS GOZOSOS
(Segunda-feira e Sábado)
I
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena para honrar a vossa Encarnação no seio da Virgem Maria, e vos pedimos, por este mistério e por sua intercessão uma profunda humildade. Assim seja.
Ler: Lucas 1,26-38. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério. 
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória). 
Cláusula: Que concebestes do Espírito Santo.
Que a Graça do mistério da Encarnação, desça em nossas almas. Assim seja.
II
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena para honrar a Visitação de vossa santa Mãe à sua prima Santa Isabel e a santificação de São João Batista; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima a caridade para com o nosso próximo Assim seja.
Ler: Lucas 1,39-45. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que levastes a Santa Isabel.
Que a Graça do mistério da Visitação, desça em nossas almas. Assim seja.
III
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena para honrar o vosso Nascimento no estábulo de Belém; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima o desapego dos bens terrenos, o desprezo das riquezas e o amor à pobreza. Assim seja.
Ler: Lucas 2,1-7. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que nasceu em Belém.
Que a Graça do mistério do Nascimento de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.
IV
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena para honrar a Vossa Apresentação no templo e a purificação da Virgem Maria, e vos pedimos por este mistério e por sua intercessão uma grande pureza de corpo e alma. Assim seja.
Ler: Lucas 2,21-35. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que apresentastes no templo.
Que a Graça dos mistérios da Apresentação e da Purificação, desçam em nossas almas. Assim seja.
V
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena para honrar a vossa perda no templo e reencontro pela Virgem Maria, e vos pedimos por este mistério e por sua intercessão a verdadeira Sabedoria. Assim seja.
Ler: Lucas 2,41-52. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que reencontrastes no templo.
Que a Graça do mistério do reencontro de Jesus, desça em nossas almas. Assim seja.
MISTÉRIOS LUMINOSOS
 (Quinta-feira)
I
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena para honrar o vosso Batismo no Rio Jordão pelas mãos de São João Batista; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a renovação em nós da graça do nosso próprio Batismo. Assim seja.
Ler: Mateus 3,13-17. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória). 
Cláusula: Que foi batizado no Rio Jordão.
Que a Graça do mistério do Batismo de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.
II
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena para honrar a vossa presença santificante nas Bodas de Caná; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça da fidelidade e da união nas nossas famílias. Assim seja.
Ler: João 2,1-12. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que se auto-revelou nas Bodas de Caná.
Que a Graça do mistério das Bodas de Caná desça em nossas almas. Assim seja.
III
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena para honrar o vosso empenho na proclamação do Evangelho; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça de um fervor renovado no nosso apostolado. Assim seja.
Ler: Marcos 1,14-15. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que anunciou o Reino de Deus.
Que a Graça do mistério da Vida Apostólica de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.
IV
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena para honrar a vossa transfiguração no Monte Tabor; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a graça da nossa própria transfiguração através da aceitação dos nossos sofrimentos e da obediência aos vossos mandamentos. Assim seja.
Ler: Lucas 9,28-36. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que transfigurou-se no Monte Tabor.
Que a Graça do mistério da transfiguração desça em nossas almas. Assim seja.
V
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena para honrar a instituição dos sacramentos da Eucaristia e do sacerdócio cristão; e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, um amor e reparação cada vez maior ao tesouro do Santíssimo Sacramento. Assim seja.
Ler: Lucas 22,14-20. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que instituiu a Santíssima Eucaristia.
Que a Graça do mistério da Instituição da Santíssima Eucaristia desça em nossas almas. Assim seja.
MISTÉRIOS DOLOROSOS
 (Terça e Sexta-feira)
I
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena para honrar a vossa agonia mortal no Jardim das Oliveiras, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a contrição de nossos pecados. Assim seja.
Ler: Lucas 22,39-46. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que por nós suou sangue.
Que a Graça do mistério da agonia de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.
II
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena para honrar a vossa sangrenta flagelação, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a mortificação dos nossos sentidos. Assim seja.
Ler: Marcos 15,1-15. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que por nós foi flagelado.
Que a Graça do mistério da flagelação de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.
III
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena para honrar a vossa coroação de espinhos, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, o desprezo do mundo. Assim seja.
Ler: Marcos 15,16-20. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que por nós foi coroado com espinhos.
Que a Graça do mistério da coroação de espinhos, desça em nossas almas. Assim seja.
IV
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena para honrar o carregamento da Cruz, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a paciência em todas as nossas cruzes. Assim seja.
Ler: João 19,17. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério. (Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que por nós carregou a pesada Cruz.
Que a Graça do mistério do carregamento da Cruz desça em nossas almas. Assim seja.
V
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena para honrar a vossa crucificação e morte ignominiosa sobre o Calvário, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, a conversão dos pecadores, a perseverança dos justos e o alívio das almas do Purgatório. Assim seja.
Ler: João 19,18. 25-30 Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que por nós morreu na Cruz.
Que a Graça do mistério da morte de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.
MISTÉRIOS GLORIOSOS
(Quarta-feira e Domingo)
I
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta primeira dezena para honrar a vossa ressurreição gloriosa, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, o amor de Deus e o fervor no nosso serviço. Assim seja.
Ler: João 20,1-18. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que ressuscitou dentre os mortos.
Que a Graça do mistério da ressurreição de Jesus desça em nossas almas. Assim seja.
II
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta segunda dezena para honrar a vossa triunfante ascenção, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima, um ardente desejo do Céu, nossa querida Pátria. Assim seja.
Ler: atos 1,6-11. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que subiu aos Céus.
Que a Graça do mistério da ascensão, desça em nossas almas. Assim seja.
III
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta terceira dezena para honrar o mistério de Pentecostes, e vos pedimos por este mistério e por intercessão de vossa Mãe Santíssima a descida do Espírito Santo em nossas almas. Assim seja.
Ler: atos 2,1-13. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que nos enviou o Espírito Santo.
Que a Graça do mistério de Pentecostes, desça em nossas almas. 
Assim seja.
IV
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quarta dezena para honrar a triunfal Assunção de vossa Mãe ao Céu, e vos pedimos por este mistério e por sua intercessão, uma terna devoção para com tão boa Mãe. Assim seja.
Ler: Salmos 44 (45),11-18. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que vos elevou ao Céu de corpo e alma.
Que a Graça do mistério da Assunção desça em nossas almas. Assim seja.
V
Nós vos oferecemos, Senhor Jesus, esta quinta dezena para honrar a Coroação gloriosa de vossa Mãe Santíssima no Céu, e vos pedimos por este mistério e por sua intercessão, a perseverança na graça e a coroa da glória. Assim seja.
Ler: Apocalipse, 12,1-5. Fazer breve momento de silêncio para meditar o mistério.
(Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória)
Cláusula: Que vos coroou como Rainha do Céu e da terra.
Que a Graça do mistério da Coroação gloriosa de Maria desça em nossas almas. Assim seja.


Agradecimento (Últimas orações ao final do terço)
Eu vos saúdo, Maria, Nossa Senhora de Fátima, Filha bem-amada do eterno Pai, Mãe admirável do Filho, Esposa mui fiel do Espírito Santo, templo augusto da Santíssima Trindade; eu vos saúdo, soberana Princesa, a quem tudo está submisso no Céu e na terra; eu vos saúdo, seguro refúgio dos pecadores, nossa Senhora da misericórdia, que jamais repelistes pessoa alguma. Pecador que sou, me prostro a vossos pés, e vos peço de me obter de Jesus, vosso amado Filho, a contrição e o perdão de todos os meus pecados, e a divina sabedoria. Eu me consagro todo a vós, com tudo o que possuo. Eu vos tomo, hoje, por minha Mãe e Senhora. Tratai-me, pois, como o último de vossos filhos e o mais obediente de vossos escravos. Atendei, minha Princesa, atendei aos suspiros dum coração que deseja amar-vos e servir-vos fielmente. Que ninguém diga que, entre todos que a vós recorreram, seja eu o primeiro desamparado. Ó minha esperança, ó minha vida, ó minha fiel e imaculada Virgem Maria, defendei-me, nutri-me, escutai-me, instruí-me, salvai-me. Assim seja.
Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha.
Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve!
A vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós santa mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! 
Amém.
Um Pai nosso, uma ave Maria e um glória ao Pai pelo Papa…..
Um ave Maria pelo bispo D..., Pelo nosso Pároco .......... E todos os padres de Ariquemes (cidade local).
ATO DE CONSAGRAÇÃO 
Ó minha Senhora, e minha Mãe, eu me ofereço todo a vós, e em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser.  E já que sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.
ORAÇÃO AO ANJO DA GUARDA
Santo Anjo do Senhor;
meu zeloso guardador,
já que a ti me confiou
a piedade divina,
sempre me rege,
guarda, governa e ilumina.
               Amém
D- Louvado seja o nome de nosso Senhor Jesus Cristo!
T- Para sempre seja louvado!
Em nome do Pai, (+) do Filho e do Espírito Santo. Amém.

SOBRE COMENTÁRIOS NO BLOG E IMPRIMIR , MANDAR POR IMAIL OU SALVAR ESTE ARTIGO EM PDF

PARA IMPRIMIR , MANDAR POR IMAIL OU SALVAR ESTE ARTIGO EM PDF CLIQUE AQUI->Print Friendly and PDF NÃO PERMITIMOS COMENTÁRIOS DIRETAMENTE EM NOSSAS POSTAGENS. PARA COMENTAR ALGUM ARTIGO, SANAR DÚVIDAS, OBTER INFORMAÇOES SOBRE NOSSAS AULAS E ATIVIDADES, OU MESMO PARE ENTRARMOS EM DEBATE, ENVIE SUA CARTA.

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
Doce Coração de Jesus, sede nosso amor! - Doce Coração de Maria, sede nossa salvação!

PROCURANDO LIVROS? LIVRARIAS CATÓLICAS

Livraria Instituto Plínio Corrêa de Oliveira

 Livraria Instituto Plinio Corrêa de Oliveira


SANTA CRUZ ARTIGOS CATÓLICOS




*Comprando através da Livraria Santa Cruz, você estará ajudando o Mosteiro de Santa Cruz, cujo prior é Dom Tomas de Aquino.
LOJINHA DO CONVENTO DE CAMPO GRANDE-MS.
Comprando na lojinha , ajudará as escravas de Maria de C

RITO TRIDENTINO

Beleza Litúrgica anti-igualitária e não-protestantizada. O Rito Tridentino vem de uma tradição de Santos, tem forma final com São Pio V, e vem formando santos até hoje.

RITO BIZANTINO

Mérito igual ao Rito Latino, com influência oriental.
"A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida (...) Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu" Jo 6


"O cálice de bênção que nós bendizemos, não é a comunhão do sangue de Cristo ? E o pão, que partimos, não é a participação do corpo do Senhor?" 1 Cor 10

TERÇO BIZANTINO

TERÇO BIZANTINO
CLIQUE NA IMAGEM, APRENDA E REZE

BANDEIRA DO VATICANO- ROMA ETERNA

BANDEIRA DO VATICANO- ROMA ETERNA
NOSSA PÁTRIA